Levantamento aponta que 36% das pessoas usarão cartão de crédito e parcelarão as compras de Natal

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feito em todas as capitais do país, 119,8 milhões de brasileiros devem ir às compras este ano, injetando cerca de R$ 60 bilhões na economia. Em média, os consumidores ouvidos pelo levantamento devem adquirir quatro presentes. Já …

Levantamento aponta que 36% das pessoas usarão cartão de crédito e parcelarão as compras de Natal Leia mais »

Quais direitos você precisa saber antes de ir às compras de Natal?

Quando o Natal chega, as pessoas começam a pensar em compras. Entretanto, nem sempre com racionalidade. Os consumidores precisam tomar alguns cuidados, para fazer valer seus direitos e evitar arrependimentos. Confira abaixo alguns dos direitos que o consumidor tem ao realizar suas compras e use-os para comprar com tranquilidade no Natal. Transparência no Preço Os …

Quais direitos você precisa saber antes de ir às compras de Natal? Leia mais »

Prof. Bernardo de Azevedo e Souza entrevista a Resolva Rápido

O Prof. Bernardo de Azevedo e Souza, advogado, professor, empreendedor e pesquisador de novas tecnologias, realizou uma  entrevista com nosso CMO, Bruno Santos, para saber mais sobre a Resolva Rápido. A matéria fazem parte da série de entrevistas realizada em seu site com (co)fundadores de lawtechs e legaltechs de todo Brasil. As perguntas abordaram basicamente o funcionamento …

Prof. Bernardo de Azevedo e Souza entrevista a Resolva Rápido Leia mais »

Resolva Rápido participa do programa Brasil das Gerais

A Resolva Rápido esteve presente no programa Brasil das Gerais da Rede Minas. A atração falou sobre “Como Empreender na Era Digital”. O nosso CTO, Guilherme Reis, participou  da discussão com a apresentadora Patrícia Pinho, falando um pouco sobre a Resolva e sua proposta para o mercado.     Ver essa foto no Instagram   …

Resolva Rápido participa do programa Brasil das Gerais Leia mais »

O que fazer se tiver uma reação alérgica a uma substância não listada no rótulo?

Quem tem restrições alimentares devido a alergias precisa de atenção redobrada quando vai ao mercado: ler os rótulos atentamente já faz parte da rotina para não ingerir nenhum produto que possa causar uma reação alérgica.  Contudo, para que esse cuidado seja suficiente, é essencial que o fornecedor inclua todos os avisos necessários no rótulo. Assim, …

O que fazer se tiver uma reação alérgica a uma substância não listada no rótulo? Leia mais »

Recebi cobranças indevidas e paguei sem ver. Posso ser ressarcido?

Infelizmente, é muito comum que os consumidores sejam surpreendidos com cobranças indevidas: contas que já foram pagas ou mesmo que nunca existiram são enviadas para os cidadãos. Sem perceber no momento que a conta era indevida, ou mesmo para evitar a inscrição do nome em cadastros de inadimplentes, é feito o pagamento. Isso pode ser …

Recebi cobranças indevidas e paguei sem ver. Posso ser ressarcido? Leia mais »

A consulta atrasou demais? Saiba os seus direitos

As consultas médicas são extremamente importantes para a saúde. Marcadas por diversos motivos, desde check-ups rotineiros até preocupações com doenças específicas, é comum que elas tragam algumas preocupações e ansiedade ao paciente, além de exigir ajustes na rotina. Nesse cenário, o atraso no atendimento pode trazer alguns transtornos. Essa é uma prática recorrente em consultórios …

A consulta atrasou demais? Saiba os seus direitos Leia mais »

Fui ao salão e fiquei insatisfeito com o resultado. Posso deixar de pagar?

Ir ao salão de beleza é comum para realizar diversos tipos de procedimento: corte de cabelo, tintura, unhas, maquiagem… Existe uma lista enorme de serviços realizados para quem deseja se cuidar ou melhorar a aparência. Contudo, a experiência pode se tornar bastante frustrante quando o cliente não gosta do resultado, especialmente quando não é fácil …

Fui ao salão e fiquei insatisfeito com o resultado. Posso deixar de pagar? Leia mais »

Como funciona a obrigação de comunicar um recall?

Você já se deparou com a divulgação de algum recall por fornecedores? Em diversas situações, são divulgadas informações em intervalos na televisão e em outros meios de comunicação para proteger os consumidores dos riscos de determinado produto, além de mostrar como realizar os reparos ou a troca. Esse processo deve seguir diretrizes específicas divulgadas pela …

Como funciona a obrigação de comunicar um recall? Leia mais »

Quais são as proteções à dignidade asseguradas ao consumidor por lei?

A dignidade da pessoa humana é um Direito Constitucional muito importante. Todas as leis do país devem respeitar esse princípio, principalmente as que falem sobre o consumidor. Por isso, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) tem vários artigos que servem para proteger a dignidade do cidadão nas relações de consumo, oferecendo garantias em relação …

Quais são as proteções à dignidade asseguradas ao consumidor por lei? Leia mais »

Se eu renegociar uma dívida, meu nome deve permanecer sujo até terminar o pagamento?

Existem situações que trazem dificuldades financeiras e podem fazer com que o consumidor fique inadimplente. Quando isso acontece, é comum que o credor envie essa informação aos cadastros de inadimplentes, resultando no “nome sujo”. Isso traz diversos prejuízos para o consumidor, que terá restrições de acesso ao crédito, em cartões, crediários e financiamentos, além de …

Se eu renegociar uma dívida, meu nome deve permanecer sujo até terminar o pagamento? Leia mais »

Sou obrigado a contratar o seguro da seguradora indicada pelo meu banco?

Ao buscar crédito com o banco, é comum que o consumidor se depare com ofertas de seguros pela instituição, inclusive com a indicação da seguradora. Nesse momento, muitos consumidores ficam com dúvidas sobre a obrigatoriedade da contratação e a necessidade de escolher uma das opções indicadas. É exatamente sobre isso que falaremos neste conteúdo. Continue …

Sou obrigado a contratar o seguro da seguradora indicada pelo meu banco? Leia mais »

Preços promocionais diferenciados para clientes novos e antigos são legais?

Ao contratar um serviço de telefonia, é bastante comum se deparar com algumas promoções e combos, incluindo opções como telefone fixo e móvel, internet e TV a cabo. Os preços promocionais dos pacotes de serviços são aplicados por tempo limitados e vinculados a um prazo de fidelidade. Depois do término da promoção, muitas vezes, os …

Preços promocionais diferenciados para clientes novos e antigos são legais? Leia mais »

É cabível indenização quando o produto é utilizado como instrumento de trabalho?

A compra de produtos que serão utilizados para ajudar no trabalho, como móveis e equipamentos eletrônicos, é bastante comum. Com o crescimento do home office, essa prática aumentou, o que também gerou mais dúvidas sobre os direitos do comprador em caso de defeitos ou de problemas na entrega. Quando o item adquirido será usado como …

É cabível indenização quando o produto é utilizado como instrumento de trabalho? Leia mais »

Qual a relação das bebidas alcoólicas com o consumidor?

O consumidor tem diversos direitos garantidos, então é comum que surjam dúvidas sobre as regras aplicadas a produtos específicos, como é o caso das bebidas alcoólicas. Esse é um produto consumido por muitas pessoas, mas exige moderação. Por isso mesmo, existem restrições sobre a venda e regras específicas com relação à comercialização desses produtos, visando …

Qual a relação das bebidas alcoólicas com o consumidor? Leia mais »

Posso pedir reembolso de despesas com plano de saúde?

O plano de saúde proporciona acesso a diversos procedimentos médicos, com atendimentos, exames e internações, sempre de acordo com as coberturas contratadas e os prazos de carência.  Contudo, existem casos em que o consumidor precisa arcar com despesas relacionadas a procedimentos que deveriam ser cobertos. Será que é possível pedir reembolso quando isso acontece? Confira …

Posso pedir reembolso de despesas com plano de saúde? Leia mais »

Desisti ou transferi meu curso universitário. Posso receber o valor da matrícula de volta?

Ao fazer a matrícula na universidade, é comum que exijam o pagamento da taxa de matrícula. Contudo, existem casos em que o aluno decide desistir do curso ou fazer a transferência antes do início das aulas.  Muitas vezes, a matrícula é feita apenas por segurança, enquanto o estudante aguarda o resultado de outros vestibulares. Em …

Desisti ou transferi meu curso universitário. Posso receber o valor da matrícula de volta? Leia mais »

Vai fazer a feira? Saiba seus direitos

Fazer a feira faz parte da rotina de muitas pessoas: trata-se de aproveitar um momento para procurar produtos diferenciados. Bastante comum na venda de ingredientes orgânicos, vindos de produtores locais, elas também podem vender alimentos prontos, artesanatos e outros itens de diversas origens.  Apesar de parecer um negócio mais simples, até com uma impressão de …

Vai fazer a feira? Saiba seus direitos Leia mais »

Afinal, o número do celular é meu ou da operadora?

A troca de número ainda é um assunto que gera muitas dúvidas. As operadoras oferecem diferentes ofertas e pacotes; por isso, é comum que o consumidor decida mudar o contrato e contar com outra empresa para se responsabilizar pelo serviço. Quando isso acontece, é normal se perguntar se é possível manter o número e quais …

Afinal, o número do celular é meu ou da operadora? Leia mais »

Prestação de serviço interrompida: quais são os direitos do consumidor?

Os consumidores utilizam diversos serviços no dia a dia, como energia elétrica, água, telefone, internet e TV a cabo. Assim, quando eles são interrompidos pelas empresas responsáveis, o usuário pode ser prejudicado devido à impossibilidade de utilizá-los.  Você sabe quais são os seus direitos nessas situações? Existem obrigações legais que as empresas devem observar para …

Prestação de serviço interrompida: quais são os direitos do consumidor? Leia mais »

As empresas que coletam meus dados podem vendê-los a terceiros?

Ao fazer compras em estabelecimentos físicos ou virtuais, é comum que o fornecedor solicite dados pessoais do cliente para fazer cadastros e concluir a venda. Porém, após receber essas informações, será que a empresa pode vendê-las para terceiros? A prática é bastante comum, mas gera dúvidas a respeito da legalidade e dos direitos dos titulares …

As empresas que coletam meus dados podem vendê-los a terceiros? Leia mais »

O PIX mal chegou e já tem golpe. Fique atento!

O PIX é uma novidade em relação aos pagamentos: ele promete facilitar o dia a dia dos usuários, como uma alternativa mais rápida para diversas operações bancárias. Contudo, infelizmente, esse serviço já foi alvo da ação de bandidos, que encontraram maneiras de se aproveitar das notícias para aplicar golpes.  Para ajudar você a se prevenir, …

O PIX mal chegou e já tem golpe. Fique atento! Leia mais »

Golpe da clonagem de chip: quais são os direitos do consumidor?

Você já ouviu falar sobre o golpe de clonagem de chip? Nele, os fraudadores se aproveitam de práticas de vazamento de dados para fazer a portabilidade da linha do consumidor, que é habilitada em um novo chip.  Com isso, eles se beneficiam financeiramente ao utilizar a linha enquanto o consumidor assume os custos ou, ainda, …

Golpe da clonagem de chip: quais são os direitos do consumidor? Leia mais »

Golpe da transferência de valores para hospitais: previna-se!

Os criminosos encontram cada vez mais formas de tentar aplicar golpes nos consumidores, aproveitando-se de fraquezas e, muitas vezes, da fragilidade emocional. É aqui que entra o golpe da transferência de valores para hospitais. Você já conhece essa prática? Entender como ela acontece é essencial para não se tornar uma das vítimas. Neste conteúdo, você …

Golpe da transferência de valores para hospitais: previna-se! Leia mais »

Sofri o golpe do WhatsApp e fui hackeado. Posso ser ressarcido?

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil. Estima-se que mais de 110 milhões de brasileiros o utilizam: isso corresponde a mais da metade da população. Ele facilita a comunicação, mas também traz alguns riscos: com um alcance tão grande, é uma ótima ferramenta para aplicar golpes, e pessoas mal-intencionadas estão fazendo isso. …

Sofri o golpe do WhatsApp e fui hackeado. Posso ser ressarcido? Leia mais »

Você conhece o golpe da live? Proteja-se!

As lives são transmissões ao vivo que podem ser feitas com diversas finalidades: diversão, ensino, entre outras. Porém, com a pandemia de coronavírus, elas se tornaram bastante comuns entre famosos, com shows e outras interações junto ao público. Isso trouxe momentos importantes de relaxamento, mas também gerou o golpe da live. Se você ainda não …

Você conhece o golpe da live? Proteja-se! Leia mais »

Conheça o “Golpe dos 10 minutos” em app de comida

Pedir comida por aplicativo traz bastante praticidade, mas é preciso ter atenção para não ser vítima de fraudes. Você conhece o golpe dos 10 minutos? Ele já fez diversas vítimas entre os consumidores, então é preciso ter atenção para evitar essa e outras práticas prejudiciais. Neste conteúdo, você vai entender de que se trata esse …

Conheça o “Golpe dos 10 minutos” em app de comida Leia mais »

garantia de produtos no mostruário

Produto de mostruário tem garantia?

Quem vai em uma loja costuma ser atraído pelos produtos em mostruário: geralmente, eles são mais baratos que os em estoque, pois podem apresentar algumas imperfeições, como arranhões e mudança de cor. Porém, aqui surge uma dúvida comum entre os consumidores: afinal, o produto em mostruário tem garantia? Muitas lojas negam esse direito devido ao …

Produto de mostruário tem garantia? Leia mais »

dicas de consumo consciente

Conheça cinco dicas de consumo consciente!

O consumo consciente é aquele feito pensando tanto na sustentabilidade quanto na minimização de riscos de contrair dívidas ou cair em golpes.  Afinal, de um lado, o uso de produtos danosos à natureza, ou produzidos por fornecedores que não adotam boas práticas em relação ao meio ambiente, tornou-se prejudicial para a toda a sociedade. De …

Conheça cinco dicas de consumo consciente! Leia mais »

Cinco dicas para evitar o endividamento com compras

O endividamento com compras traz vários problemas para o consumidor e a sua família: pagamento de juros e multas, estresse, ansiedade e piora da qualidade de vida fazem parte da lista.  Por isso é muito importante adotar algumas atitudes e evitar ao máximo o endividamento. Você sabe como fazer isso? Para ajudar, neste texto nós …

Cinco dicas para evitar o endividamento com compras Leia mais »

Que direitos o deficiente visual tem em relação ao acesso às informações dos produtos?

O direito à informação é um dos principais pontos abordados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, por isso, questões como a rotulagem de produtos e a criação de embalagens é tão importante: elas devem contar com informações completas para os consumidores. Mas como fica essa questão diante de quem é deficiente visual? A …

Que direitos o deficiente visual tem em relação ao acesso às informações dos produtos? Leia mais »

×