Levantamento aponta que 36% das pessoas usarão cartão de crédito e parcelarão as compras de Natal

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feito em todas as capitais do país, 119,8 milhões de brasileiros devem ir às compras este ano, injetando cerca de R$ 60 bilhões na economia. Em média, os consumidores ouvidos pelo levantamento devem adquirir quatro presentes. Já …

Levantamento aponta que 36% das pessoas usarão cartão de crédito e parcelarão as compras de Natal Leia mais »

Quais direitos você precisa saber antes de ir às compras de Natal?

Quando o Natal chega, as pessoas começam a pensar em compras. Entretanto, nem sempre com racionalidade. Os consumidores precisam tomar alguns cuidados, para fazer valer seus direitos e evitar arrependimentos. Confira abaixo alguns dos direitos que o consumidor tem ao realizar suas compras e use-os para comprar com tranquilidade no Natal. Transparência no Preço Os …

Quais direitos você precisa saber antes de ir às compras de Natal? Leia mais »

Prof. Bernardo de Azevedo e Souza entrevista a Resolva Rápido

O Prof. Bernardo de Azevedo e Souza, advogado, professor, empreendedor e pesquisador de novas tecnologias, realizou uma  entrevista com nosso CMO, Bruno Santos, para saber mais sobre a Resolva Rápido. A matéria fazem parte da série de entrevistas realizada em seu site com (co)fundadores de lawtechs e legaltechs de todo Brasil. As perguntas abordaram basicamente o funcionamento …

Prof. Bernardo de Azevedo e Souza entrevista a Resolva Rápido Leia mais »

Resolva Rápido participa do programa Brasil das Gerais

A Resolva Rápido esteve presente no programa Brasil das Gerais da Rede Minas. A atração falou sobre “Como Empreender na Era Digital”. O nosso CTO, Guilherme Reis, participou  da discussão com a apresentadora Patrícia Pinho, falando um pouco sobre a Resolva e sua proposta para o mercado.     Ver essa foto no Instagram   …

Resolva Rápido participa do programa Brasil das Gerais Leia mais »

Propaganda com o preço à vista pouco visível é legal?

Você já parou para olhar uma vitrine ou propagandas em meios de comunicação, se deparou com preços bastante atrativos e descobriu que, na verdade, eles eram as prestações em caso de parcelamento?  Essa é uma prática utilizada para atrair consumidores devido aos preços, porém induz ao erro, o que traz dúvidas sobre a legalidade da …

Propaganda com o preço à vista pouco visível é legal? Leia mais »

O que fazer se o app de transporte me cobrar um valor errado?

Os aplicativos de transporte se tornaram um serviço essencial para muitos consumidores. Com preços mais atrativos do que os táxis comuns, essa é uma opção interessante para quando não é possível utilizar o transporte público ou um veículo próprio.  Contudo, ao mesmo tempo em que oferece praticidade, também surgem problemas relacionados aos pagamentos: você já …

O que fazer se o app de transporte me cobrar um valor errado? Leia mais »

O comerciante pode se recusar a vender sorvetes no cartão?

Ao sair para fazer compras, é bastante comum utilizar apenas o cartão de crédito ou débito pela praticidade que ele proporciona. Assim, o consumidor precisa verificar se o estabelecimento aceita essa forma de pagamento para não ter imprevistos. Contudo, existem casos em que, no momento de pagar a compra, o comerciante informa que não aceita …

O comerciante pode se recusar a vender sorvetes no cartão? Leia mais »

Cinco direitos do consumidor em relação a serviços de internet

Os serviços de internet são essenciais na vida atual, afinal, ela serve para armazenar dados, como fonte de pesquisa, comunicação, interação social e é utilizada diariamente pela grande maioria das pessoas. Só que muitos não sabem que o consumidor tem diversos direitos em relação a esses serviços, afinal ele está pagando para o provedor, que …

Cinco direitos do consumidor em relação a serviços de internet Leia mais »

Levei um produto várias vezes para assistência e ele continua com problemas. O que eu faço?

Ao comprar um novo produto, o consumidor conta com algumas garantias para que não precise arcar com prejuízos diante de defeito, como o direito ao conserto gratuito pela assistência técnica em até 30 dias após a constatação do problema. Entretanto, quando o produto continua apresentando problemas mesmo após o reparo, surgem dúvida sobre quais são …

Levei um produto várias vezes para assistência e ele continua com problemas. O que eu faço? Leia mais »

Sofri constrangimento na cobrança de um débito. O que eu devo fazer?

Quem está com débitos costuma se deparar com a cobrança dos credores, afinal, eles precisam que os valores sejam pagos e têm direito de receber a quantia atrasada. Porém, é preciso seguir a lei para fazer essa cobrança, pois, quando ela é abusiva, pode causar constrangimento e problemas aos consumidores devedores, ferindo seus direitos. Mas …

Sofri constrangimento na cobrança de um débito. O que eu devo fazer? Leia mais »

Quais os seus direitos diante de problemas com seus pets na clínica?

Quem tem pets em casa costuma ter preocupações com o bem-estar do animal. Por isso mesmo, é comum que eles frequentem clínicas veterinárias para banho, tosa, consultas e procedimentos médicos. Porém, se durante a estadia acontecer algum problema, você sabe quais são os seus direitos? Neste conteúdo, vamos esclarecer o assunto para que você saiba …

Quais os seus direitos diante de problemas com seus pets na clínica? Leia mais »

Passaram um produto com o preço de outro no supermercado. O que eu faço?

Você saiu para fazer compras no supermercado, conferiu todos os preços nas prateleiras para calcular os gastos, chegou ao caixa e, ao passar os produtos percebeu que teve item lançado com o preço errado. Ou, então, percebe o erro ao conferir a notinha em casa. Como agir nessa situação? Principalmente em compras maiores, pode ser …

Passaram um produto com o preço de outro no supermercado. O que eu faço? Leia mais »

Prazo de pagamento estendido por causa da Covid-19: pode haver cobrança extra?

A pandemia de Covid-19 trouxe diversos impactos na economia — com a necessidade de isolamento, o rendimento de empresas e de profissionais foi afetado. Como consequência, surgem dificuldades para cumprir as obrigações financeiras assumidas. Diante desse cenário, alguns estabelecimentos procuraram oferecer condições mais favoráveis para o pagamento de dívidas, a exemplo do prazo de pagamento …

Prazo de pagamento estendido por causa da Covid-19: pode haver cobrança extra? Leia mais »

Ao financiar um imóvel sou obrigado a contratar seguro habitacional?

Nos contratos de financiamento de imóvel, sempre há uma cláusula para a contratação de um seguro habitacional.Muitas pessoas não percebem estar contratando esse serviço e acabam assinando sem se dar conta dos valores e das regras referentes ao assunto. Neste texto, explicamos se essa contratação é obrigatória e quais são os direitos dos consumidores nesses …

Ao financiar um imóvel sou obrigado a contratar seguro habitacional? Leia mais »

Atrasos na entrega em virtude da Covid-19: qual o limite aceitável?

A pandemia da Covid-19 trouxe impactos no funcionamento das empresas e nas prestações de serviços, o que resultou em atraso de compras feitas pela internet. O momento exige mais compreensão entre as partes, mas é preciso saber até que ponto a demora é aceitável. Neste conteúdo, vamos explicar os direitos do consumidor referentes às entregas …

Atrasos na entrega em virtude da Covid-19: qual o limite aceitável? Leia mais »

Minha operadora de telefonia pode mudar o valor do serviço sem autorização?

Você conhece os seus direitos em relação aos contratos com a operadora de telefonia? Esse é um tema que gera muitas dúvidas, em especial quando trata das alterações de valor no contrato sem a autorização do consumidor.  Muitas vezes, depois de pagar o mesmo valor por meses, o cliente é surpreendido com uma cobrança acima …

Minha operadora de telefonia pode mudar o valor do serviço sem autorização? Leia mais »

Posso ser indenizado por dados vazados de serviços online?

Ao comprar produtos ou serviços pela internet, o consumidor precisa preencher formulários com diversos dados pessoais. Por isso mesmo, as empresas devem oferecer um ambiente seguro, tomando medidas para proteger essas informações contra a ação de hackers.  Porém, diversas vezes surgem notícias sobre empresas que foram alvo de ataques e tiveram dados de clientes roubados. …

Posso ser indenizado por dados vazados de serviços online? Leia mais »

Chocolate: o peso que consta na embalagem se refere apenas ao produto?

Você já se deparou com as informações sobre o peso do chocolate e ficou em dúvida se elas tratam apenas do produto ou se também incluem o pacote? Em ovos de páscoa e caixas de bombom, essa é uma preocupação ainda maior devido ao volume das embalagens. Além disso, algumas empresas se aproveitam da falta …

Chocolate: o peso que consta na embalagem se refere apenas ao produto? Leia mais »

Quero um ponto adicional de TV a cabo. Vou ser cobrado por isso?

Contar com o serviço de TV a cabo é bastante comum: a diversidade de canais, assim como a possibilidade de contratar pacotes específicos para quem gosta de filmes ou esportes, por exemplo, proporciona diversos benefícios ao consumidor. Contudo, quando há mais de um aparelho de televisão na casa, surge a dúvida: serei cobrado ao instalar …

Quero um ponto adicional de TV a cabo. Vou ser cobrado por isso? Leia mais »

Vi a promoção, mas o estabelecimento não tem o produto. Como fica?

Você já viu uma promoção atrativa naquele produto que você estava esperando para comprar e, quando chegou ao estabelecimento, ele estava esgotado? Infelizmente, isso acontece com frequência, fazendo com que os consumidores fiquem com dúvidas se eles têm algum direito garantido nesse caso.  O Código de Defesa do Consumidor (CDC) traz regras importantes, mas não …

Vi a promoção, mas o estabelecimento não tem o produto. Como fica? Leia mais »

O atendimento da empresa não me responde. O que devo fazer?

Sempre que surge algum problema relacionado a compra de um produto ou a um contrato de serviços, o consumidor pode recorrer aos canais de atendimento da empresa para tentar encontrar uma solução. Nesse cenário, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é um dos principais canais utilizados e é regulamentado pelo Decreto 6.523/2008. Porém, quando …

O atendimento da empresa não me responde. O que devo fazer? Leia mais »

Como funciona a devolução de produto importado?

A compra de produtos pela internet é bastante comum e, nesses casos, o consumidor conta com o direito de arrependimento, que consiste na possibilidade de devolver o produto em até 7 dias após a entrega com a devolução integral do valor pago.  Porém, existem diversas empresas que não estão no Brasil e comercializam produtos, fazendo …

Como funciona a devolução de produto importado? Leia mais »

4 cuidados que o consumidor idoso deve tomar

Os idosos têm diversos direitos garantidos na legislação, muitos deles decorrentes da Lei n.º 10.741/2003 — o Estatuto do Idoso. No entanto, muitas vezes, eles não conhecem as garantias previstas e deixam de exigir o cumprimento de obrigações pelos fornecedores. Aqui, a legislação garante uma proteção ainda mais especial do que a ofertada aos demais …

4 cuidados que o consumidor idoso deve tomar Leia mais »

Sem assistência técnica das telefônicas durante a pandemia? Veja o que fazer!

A pandemia de COVID-19 gerou a suspensão de diversas atividades para permitir a aplicação das medidas de isolamento social e a segurança da população. Porém, quando surgem problemas nos serviços prestados pelas telefônicas (telefone, internet e TV a cabo), como ficam os direitos do consumidor? Aqui, as dúvidas costumam tratar da possibilidade de receber a …

Sem assistência técnica das telefônicas durante a pandemia? Veja o que fazer! Leia mais »

O que o consumidor precisa observar nas embalagens dos produtos?

Ao comprar qualquer produto, muitas vezes apenas decidimos o que colocar no carrinho e não prestamos atenção às características do item. O mesmo acontece em entregas de compras feitas online ou por telefone. Contudo, é importante observar as condições da embalagem, principalmente quando se trata de alimentos. Você sabe o que deve observar nesse momento? …

O que o consumidor precisa observar nas embalagens dos produtos? Leia mais »

O que é garantia estendida? Descubra agora!

Ao comprar um produto você já se deparou com a oferta para adquirir a garantia estendida? Essa é uma modalidade que traz muitas dúvidas entre os consumidores, principalmente sobre a obrigatoriedade de contratar e quais são os direitos nesses casos.  Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo para explicar os tipos de garantia e como funciona …

O que é garantia estendida? Descubra agora! Leia mais »

Emergências médicas: quais são os direitos do paciente?

Um dos pontos que mais geram dúvidas entre os consumidores são os seus direitos diante dos atendimentos de saúde. As emergências médicas, por exemplo, trazem várias preocupações sobre as obrigações dos profissionais e outras questões relacionadas ao tratamento. Realmente, esse é um assunto fundamental, já que tem relação direta com a saúde e, até mesmo, …

Emergências médicas: quais são os direitos do paciente? Leia mais »

Como saber se o aumento do preço não é abusivo?

O aumento abusivo do valor de produtos e de serviços é uma preocupação constante entre os consumidores e garante alguns direitos previstos na lei. Porém, mesmo conhecendo quais são as garantias legais, nem sempre as pessoas sabem quando as exigir por não entender o que torna o aumento de preço abusivo. Realmente, essa questão pode …

Como saber se o aumento do preço não é abusivo? Leia mais »

tratamentocovidnoplanodesaude

Os planos de saúde cobrem o tratamento da COVID-19?

Manter um plano de saúde é a escolha de muitos consumidores que desejam ter mais segurança no dia a dia. O serviço oferece cobertura para diversos tipos de atendimentos e tratamentos médicos, evitando os altos custos que algumas intervenções podem gerar nos procedimentos particulares. Com a pandemia de COVID-19, uma preocupação se tornou comum entre …

Os planos de saúde cobrem o tratamento da COVID-19? Leia mais »

testesorologiconosplanos_site

Planos de saúde deverão cobrir teste sorológico de COVID-19

A pandemia de COVID-19 trouxe diversos impactos para o dia a dia dos consumidores. Devido aos riscos da doença, a busca por exames torna-se comum quando aparece algum sintoma, mas isso gera diversas dúvidas entre os usuários de planos de saúde a respeito das coberturas.  A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão …

Planos de saúde deverão cobrir teste sorológico de COVID-19 Leia mais »

Sem jogos durante a pandemia, o torcedor fica no prejuízo?

A pandemia de Coronavírus trouxe impacto para diversos setores, incluindo os esportes. Devido à necessidade de evitar aglomerações, diversos jogos e eventos esportivos foram cancelados ou são planejados sem público. Você já se perguntou como ficam os direitos do sócio-torcedor ou consumidor que comprou ingresso? As duas situações têm diferenças importantes que devem ser consideradas …

Sem jogos durante a pandemia, o torcedor fica no prejuízo? Leia mais »

Pizza de dois sabores: posso ser cobrado pelo valor do sabor mais caro?

A pizza é uma opção comum para diversas horas do dia: com variedade de sabores e de bordas, além de opções voltadas a pessoas com restrição alimentar, as pizzarias fazem sucesso entre os consumidores. Contudo, os cardápios podem ter preços variados considerando os ingredientes utilizados, com divergências no mesmo estabelecimento. Assim, quando o consumidor pede …

Pizza de dois sabores: posso ser cobrado pelo valor do sabor mais caro? Leia mais »

Minha festa foi cancelada pela pandemia. Eu fico no prejuízo?

A organização de festas, como casamentos, formaturas, aniversários e outras comemorações foi afetada pela pandemia de COVID-19. A necessidade de manter o distanciamento social exigiu que as pessoas optassem por cancelar ou, ao menos, adiar os eventos.  Como consequência, surge uma preocupação: o consumidor deve arcar com o prejuízo nesses casos? Neste conteúdo vamos responder …

Minha festa foi cancelada pela pandemia. Eu fico no prejuízo? Leia mais »

×