Cuidados para não ser enganado na Black Friday

Comprar com desconto é sempre bom, mas temos que tomar cuidado para não trocar a Black Friday pela Black Fraude. Vamos falar sobre detalhes que devemos observar para evitar problemas.

Depois que o Brasil importou a tradição americana da Black Friday, empresas começaram a dar um jeitinho para levar vantagem sobre o consumidor. Aumentavam o preço dos itens dias antes do evento para forjar um grande desconto e tentar atrair a atenção dos consumidores. Isso ficou famoso como sendo o “tudo pela metade do dobro”.

Assim, ficou cada vez mais importante evitar o impulso e adotar alguma práticas para fazer uma compra segura e não ser enganado na Black Friday. Veja só…

Desconfie

Muito legal o preço estar baixíssimo, mas não se deixe levar. Verifique os valores do produto em outros lugares, inclusive no exterior. Isso vale principalmente para eletrônicos.

Confira a reputação

Isso vale para todo o tipo de empresa: de lojas pequenas a grande varejistas. O Consumidor.gov.br e o Reclame Aqui são exemplos de sites onde as pessoas estão falando sobre e avaliando atendimento das empresas. Antes de comprar é importante saber o risco de estresse que você corre.

Escolha bem o site onde for comprar

Se você for comprar pela internet, cuidado redobrado. Não compre em qualquer site. Pesquise o histórico dos sites e veja se não são páginas falsas. Demos mais dicas sobre isso aqui.

Veja se o valor cobrado é o mesmo da promoção

Esse é um golpe com o qual você pode se deparar, principalmente em lojas virtuais. Assim como você deve fazer ao passar um produto pelo caixa de uma loja física, verifique se o valor apresentado no carrinho da loja virtual é o mesmo que foi anunciado no site. Essa modificação pode passar batida e causar prejuízos na conclusão da compra.

Utilize sites para comparação de preços

Uma boa opção para não cair em fraudes é monitorar os preços antes de comprar. Existem sites e aplicativos que registram esse histórico de preços anunciados, com períodos que variam de 30 dias a um ano. Alguns exemplos são o Zoom, o Buscapé e o Busca Descontos.

Cuidados para não ser enganado na Black Friday.

Essas são só algumas dicas de como evitar dor de cabeça e fazer compras seguras e vantajosas. Com cautela e bom senso, você pode aproveitar a Black Friday para comprar o que você quiser sem ter uma surpresa indesejada.

Leia outros artigos da Resolva Rápido aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *