Por que devo evitar produtos piratas?

Quem busca comprar alguma coisa já se deparou com a oferta tentadora de adquirir um produto pirata: ele é mais barato e fácil de encontrar. Mas será que realmente vale a pena?

A maioria das pessoas sabe que é errado adquirir esses produtos, mas quais são as desvantagens ao consumidor? Conhecê-las é fundamental para evitar essa atitude e melhorar o mercado.

Neste post, nós mostraremos por que você deve evitar comprar produtos piratas e o motivo de isso ser tão importante. Confira a seguir!

É ilegal

O primeiro motivo para evitar o produto pirata, e talvez o mais importante, é que a prática é ilegal. A venda desses itens é generalizada e deve ser reprimida, principalmente pelos consumidores.

Essa compra torna-se uma ameaça, pois não são respeitadas as normas técnicas de saúde e segurança, a mão de obra não é qualificada, e a entrada desses produtos no país pode ser considerada crime de descaminho.

Dessa forma, quem compra esses produtos e alimenta essa indústria está patrocinando um crime. Isso coloca a saúde e a segurança dos consumidores em risco e estimula a ilegalidade e a quebra de normas.

Não há garantia

Outro ponto importante é que, para esses produtos, não existe garantia. Como não há uma indústria especializada, e a mão de obra é ilegal, não é possível oferecer suporte em relação a problemas ou a danos causados.

Isso é uma desvantagem muito grande ao consumidor, principalmente para quem adquire produtos mais caros, como eletrodomésticos, smartphones e eletrônicos; afinal, o dinheiro pode ser desperdiçado.

Imagine a situação em que um aparelho apresentou defeitos na utilização logo após a compra. Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a loja ou o fabricante deve realizar o conserto ou a troca de peças em 30 dias.

Porém, em um produto pirata, não há como requerer esse direito, pois o produto é ilegal, e a fábrica, muitas vezes, é desconhecida. Assim, o consumidor fica na mão e não terá embasamento na lei para reclamar.

A qualidade é baixa

Uma desvantagem muito grande para o consumidor em relação aos produtos piratas é a falta de qualidade. Como falamos no tópico anterior, os fabricantes não têm obrigação de fornecer a garantia, já que o produto é ilegal.

Então, para baratear os preços, geralmente os produtos são feitos com materiais inferiores e não seguem as normas técnicas em relação à segurança, saúde e garantia de qualidade.

Isso pode causar vários problemas para quem utiliza os produtos. O risco é ainda mais presente nos brinquedos, já que as crianças podem desmontá-los, engasgar-se com partes pequenas ou mesmo ser intoxicadas por algum material.

Favorece a concorrência desleal

Uma desvantagem de comprar produto pirata que muitos consumidores não percebem é o favorecimento da concorrência desleal, o que gera aumento de preços e desemprego.

Isso acontece porque as empresas legais precisam seguir normas técnicas e pagar impostos, o que encarece toda a produção. Concorrendo com produtos piratas, que não têm tais obrigações, fica muito difícil manter um negócio lucrativo.

A sonegação de impostos também pode recair sobre obras sociais, já que grande parte da arrecadação vai para essas organizações. Além disso, o meio ambiente pode ser afetado, já que há várias regras para que não haja contaminação e poluição com resíduos das indústrias.

Você percebeu que comprar produto pirata é prejudicial em vários níveis, desde a falta de garantia até o aumento de falências e do desemprego. Portanto, faça o possível para evitar a atitude e patrocine a indústria legal.

Quer saber mais sobre os direitos do consumidor? Confira os nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×