Você já foi ao banco fazer saque no caixa eletrônico e ele deu errado? Às vezes, o valor vem incompleto e até mesmo não sai nenhuma nota; porém, mesmo assim, a conta é debitada como se nada tivesse errado.
Isso é um problema muito grande, principalmente na retirada de valores expressivos, pois o consumidor tem um prejuízo por erro do banco. Mas o que fazer nesses casos, como provar que isso aconteceu realmente?
Neste conteúdo, vamos explicar o que fazer quando um saque der errado no caixa. Acompanhe e não saia no prejuízo!
Confira o extrato da conta
O primeiro passo para resolver o problema é conferir o extrato da conta e ver se o valor que você queria sacar foi realmente debitado, deixando você com prejuízo por falta de notas ou erro mecânico.
Muitas vezes, as notas não saem por uma falha do sistema, mas o valor não é emitido no extrato, então o consumidor não tem prejuízo e pode tentar fazer o saque normalmente para receber o dinheiro.
Mas, se o valor foi de fato retirado da sua conta, e você não recebeu o dinheiro, ou ele foi emitido somente de forma parcial, procure imediatamente o atendimento.
Formalize a ocorrência
Se isso aconteceu na agência bancária e em horário comercial, procure um funcionário do banco e relate o problema. Com o extrato em mãos, você pode demonstrar que o valor foi debitado.
Porém, se o saque aconteceu fora da agência ou em outro horário, procure os canais de atendimento (pelo aplicativo ou telefone) e registre a ocorrência imediatamente para não ter problemas.
O banco terá 5 dias para resolver a questão quando isso é feito. Se esse prazo passar, e você não receber o dinheiro, é preciso entrar em contato com a ouvidoria do banco e explicar toda a situação.
Lembre-se de retirar vários extratos em dias diferentes para demonstrar o erro e também o horário em que o saque foi feito, para conseguir explicar melhor a situação.
Quando o registro é feito pela ouvidoria, o banco terá 15 dias para resolver o problema. O valor suprimido pode ser creditado na sua conta, então sempre verifique o extrato para ter certeza.
Acione o Banco Central
Se mesmo com a formalização da reclamação na ouvidoria do banco o problema não for resolvido, é preciso buscar alternativas. A primeira atitude é acessar o site do Banco Central e abrir uma reclamação contra a instituição financeira.
Lá você detalhará o que aconteceu e pode, inclusive, juntar digitalmente os extratos em relação ao valor sacado. Você também pode entrar em contato com o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da sua cidade e formalizar uma reclamação.
As duas instituições entrarão em contato com a agência responsável para resolver o problema. Não se esqueça de acompanhar esses pedidos pelo site do Banco Central e do Procon para verificar o andamento.
Uma última alternativa é registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia e propor uma ação judicial. Isso deve ser feito com o auxílio de profissionais especializados, que vão pedir a restituição do valor e verificar a possibilidade de uma indenização por danos morais.
Como você viu, quando o saque dá errado, é preciso tomar algumas providências para ter o problema resolvido. Conte com suporte profissional e faça valer os seus direitos!
Teve problema não solucionado ou foi lesado por seu banco? Clique resolva.