Ao contratar um crédito consignado, é fundamental adotar alguns cuidados para não cair em armadilhas. Como o pagamento sai direto do seu salário ou o benefício, errar nessa hora pode causar grandes problemas.
Apesar de existirem diversas regras sobre o assunto, é preciso se precaver para não fazer um mau negócio e acabar com mais dívidas devido aos juros e às multas moratórios.
Neste texto, nós mostraremos 5 cuidados que você deve ter antes de contratar esse tipo de crédito. Confira e faça esse negócio com mais segurança!
1. Verifique o cadastro no Banco Central
Primeiro cuidado indispensável em relação à contratação de um crédito consignado: os bancos ou instituições financeiras que oferecem esse empréstimo devem estar cadastrados no Banco Central.
A relação das instituições financeiras com regularidade de funcionamento pode ser acessada neste link. Lá você encontrará uma lista dos bancos cadastrados no Banco Central e que podem, legalmente, oferecer o crédito consignado.
Quando o empréstimo for debitado do benefício previdenciário do segurado, além do cadastro no Banco Central, é preciso que a instituição financeira também tenha um convênio com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
2. Faça uma simulação
Como você viu, vários bancos e instituições financeiras oferecem o serviço de crédito consignado, mas eles não têm as mesmas ofertas. Por isso é importante verificar qual é a mais vantajosa.
Aqui juros, taxas, valor da parcela e prazo para pagamento podem variar e, consequentemente, o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo também é diferente. Comparar todas essas ofertas evita prejuízos. Para isso, utilize o simulador disponibilizado pela instituição e ache a proposta mais vantajosa.
3. Não assine o contrato sem ler
Outro cuidado que você deve tomar: nenhuma instituição financeira pode contratar o crédito consignado por telefone. Sempre deve haver um contrato escrito e a assinatura do consumidor.
Mesmo assim, sempre confira o contrato e analise todas as cláusulas. Se necessário, conte com ajuda profissional, pois é esse documento que dita todas as regras do empréstimo. Aqui, verifique taxa de juros, dados da conta, número de parcelas, se há multas e quando elas são cobradas etc.
4. Não pague para garantir o crédito
Lembre-se de que, para fazer simulações ou garantir a contratação, não é preciso pagar nenhum valor de forma adiantada. Tudo isso deve estar incluso no custo do empréstimo, sem adiantamentos.
Essa cobrança antecipada é proibida e, sempre que você se deparar com ela, deve denunciar ao Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) responsável. Assim, se você receber qualquer oferta de crédito consignado, veja quais são os custos e não adiante nenhum valor.
5. Fuja de ofertas muito abaixo do mercado
Ao tomar esses cuidados, você já terá mais segurança, mas ainda é preciso ter atenção a um último ponto: tenha cuidado com ofertas de crédito que praticam valores muito abaixo da média de mercado.
Aqui, uma boa prática é pesquisar em diversas instituições quais são os juros cobrados e o custo total do empréstimo; assim, você terá uma boa ideia da média desses contratos. Ofertas com vantagens milagrosas podem esconder algumas armadilhas e fazer você ter prejuízos.
Viu só? Tomando esses cuidados ao contratar um crédito consignado, você vai garantir mais segurança e tranquilidade, evitando prejuízos e endividamentos. Lembre-se sempre de contar com auxílio profissional caso desconfie de algum problema com o contrato.
Foi lesado por algum serviço de crédito? Clique e resolva.