A entrega de comida é uma solução buscada por muitos consumidores. Nem sempre há ânimo para sair fazer as refeições ou condições de buscar o alimento, então os aplicativos se tornam uma alternativa importante para facilitar o dia a dia.
Contudo, em algumas situações a comida chega em mau estado, sem observar o que foi solicitado, com ingredientes de má-qualidade ou com problemas decorrentes do trajeto de entrega. Você sabe como agir nessas situações?
Se você tem interesse no assunto, continue a leitura deste post e saiba o que fazer diante de problemas com a entrega de comida!
Comida fria ou mal preparada
Em alguns casos, você pede a comida, ela demora mais do que o previsto e ainda chega fria. Essa é uma grande frustração e se não tiver como esquentar por não ter microondas ou forno à disposição, também não tem como resolver. Nesses casos, você pode exigir que seja entregue nas condições prometidas, com a troca do produto ou a devolução do dinheiro.
O mesmo acontece diante de problemas relacionados preparo, como comida crua ou queimada, ausência de ingredientes importantes ou outros sinais que demonstrem a falta de cuidado do fornecedor. Aqui, os direitos são os mesmos: você pode solicitar a troca, exigindo um produto que atenda à oferta, ou o cancelamento.
Comida estragada
Sem dúvidas, essa é a situação mais desagradável que pode surgir em um delivery. Ao abrir a embalagem ou durante a refeição, você se percebe que a comida está estragada devido ao gosto ou a presença de corpos estranhos no meio do alimento.
Nessa situação, é fundamental informar ao fornecedor no mesmo momento. Como essa situação costuma abalar a confiança, o mais comum é pedir o reembolso dos valores, mas também é possível solicitar a troca. Além disso, dependendo do caso, também é possível requerer uma indenização por danos morais.
Sabor diferente do solicitado
Esse não é um caso de mau estado, mas, definitivamente, também prejudica o consumidor. Quando isso acontece, ele tem o direito a troca por outro produto no mesmo valor ou o cancelamento do pedido com reembolso. O mesmo acontece nos casos em que foi solicitada a troca ou retirada de ingredientes, mas o estabelecimento não cumpriu o pedido.
Por isso mesmo, ao receber a entrega de comida, o ideal é verificar se tudo está correto antes de aceitar o produto e, se necessário, já fazer o retorno pelo entregador. Porém, nos casos em que isso não for possível entre em contato com o estabelecimento e com o próprio aplicativo logo que detectar o problema.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o serviço deve ser prestado de forma adequada e cumprindo a oferta. Assim, como a entrega de comida é uma relação de consumo, exija os seus direitos. Caso o restaurante ou o aplicativo não cumpram as regras, cabe apresentar reclamação ao Procon ou ingressar com outras medidas. Nesse caso, consulte um profissional para identificar as melhores estratégias.
Gostou do conteúdo? Teve problema com app de entrega de comida? Clique e resolva!