Comprar pela internet é uma opção cada vez mais comum: com as diversas lojas disponíveis, o consumidor encontra várias ofertas para garantir a aquisição com o melhor custo. Porém, a preocupação com a entrega de produtos é recorrente nesses casos.
Para ter mais segurança, é importante pesquisar a reputação da empresa em sites voltados aos consumidores, como o ReclameAqui, e verificar a avaliação de outros clientes nas redes sociais.
Porém, se isso não for suficiente e você se deparar com os problemas na entrega de produtos, aprenda agora mesmo como agir!
Entre em contato com a loja
Se o produto não for entregue até a data prevista no momento da compra, entre em contato com a loja para entender o motivo do atraso. Caso tenha o código de rastreio, verifique qual é o status antes da comunicação, pois isso pode facilitar a negociação.
Muitas vezes, ele indica que o produto está a caminho do destinatário ou a causa do atraso, como ausência do consumidor em uma tentativa de entrega ou problemas com o endereço. A consulta também pode informar outros problemas, como extravio da encomenda.
Se o atraso for motivado pelo horário da entrega, a empresa pode tentar apresentar soluções. Nos casos em que houve problemas, como o extravio, a loja deve encaminhar um novo produto, indicando outro prazo.
Contudo, se você desconfiar que o item não foi encaminhado e você foi vítima de fraude, como nos casos em que não há rastreio disponível ou a empresa não atende nos meios de contato disponibilizados, existem outras práticas que podem ser adotadas.
Abra uma reclamação nos canais disponíveis
As lojas online costumam ter um setor responsável para a apresentação de reclamações nos casos em que o problema não for solucionado. Por isso, sempre anote todos os protocolos e mantenha o registro sobre os contatos realizados para que eles sirvam como prova ao reclamar.
Também é possível encontrar alternativas na internet para ajudar na solução do problema, como sites especializados em reclamações. Nesse caso, a empresa é notificada sobre o problema e pode apresentar uma resposta ao consumidor. O Procon também pode intervir nessas situações.
Entretanto, nem sempre isso é suficiente para resolver a questão. Se a compra foi feita com cartão de crédito, algumas operadoras auxiliam o consumidor com o estorno dos valores. Isso dependerá das provas apresentadas e da própria política da empresa, então é importante entrar em contato com a operadora para verificar o que pode ser feito.
Ingresse com uma ação judicial
Finalmente, o consumidor que sofrer com a não entrega de produtos e não for ressarcido pode entrar com uma ação judicial. Nesse caso, é possível solicitar o reembolso dos valores pagos e, dependendo dos prejuízos comprovados, o pagamento de indenização por danos materiais ou morais sofridos.
Para isso, procure suporte especializado no assunto para avaliar a situação e verificar quais são as medidas mais adequadas diante da não entrega de produtos. Assim, o profissional poderá entrar em contato com a empresa para negociar o ressarcimento de forma extrajudicial ou, se for o caso, propor uma ação para garantir os seus direitos.
Comprou pela internet e não recebeu o produto? Clique e resolva!