Quero um ponto adicional de TV a cabo. Vou ser cobrado por isso?

Contar com o serviço de TV a cabo é bastante comum: a diversidade de canais, assim como a possibilidade de contratar pacotes específicos para quem gosta de filmes ou esportes, por exemplo, proporciona diversos benefícios ao consumidor.

Contudo, quando há mais de um aparelho de televisão na casa, surge a dúvida: serei cobrado ao instalar um ponto adicional de TV a cabo?

Se você quer saber a resposta e quais são os seus direitos nesses contratos, continue a leitura!

Quais são os tipos de pontos de TV a cabo?

Primeiro, é preciso entender as diferenças entre os tipos de pontos que podem ser acrescentados ao contrato. O primeiro é o ponto principal, aquele objeto do contrato, que garante a instalação do serviço em sua residência, disponibilizado em apenas um aparelho. 

Depois, existe o ponto de extensão, que fica vinculado ao principal. Como o próprio nome diz, ele estende o sinal recebido em outros televisores da casa, replicando a programação. Assim, não é possível assistir a canais diferentes simultaneamente.

Por fim, o ponto extra, geralmente referenciado como ponto adicional, é independente. Desse modo, os diferentes aparelhos instalados no mesmo local podem ser utilizados livremente pelo usuário, assistindo a conteúdos diferentes em cada TV. 

A empresa pode cobrar o ponto adicional?

De acordo com as normas implementadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa de telefonia pode cobrar pela instalação do ponto adicional e pelos serviços de reparo ou de manutenção realizados. Porém, essa cobrança é feita por evento, ou seja, em cada ocorrência ou chamado feito pelo consumidor. Não é possível adicionar um valor fixo e recorrente às mensalidades.

Isso acontece porque a empresa não pode cobrar pelo uso de pontos extras. Então, toda a programação (inclusive pacotes adicionais e programas pagos individualmente) deve ser disponibilizada em todos os pontos para uso livre do usuário, sem custo adicional. 

Aqui, é preciso ter atenção apenas aos custos relativos ao decodificador, que é o aparelho necessário para receber o sinal e transmitir a programação. Os aparelhos fornecidos pela operadora podem ser cobrados, geralmente com o pagamento de aluguel e a devolução do equipamento ao término do contrato. Porém, o consumidor pode comprar ou alugar de terceiros, procurando a opção mais vantajosa. 

E a instalação de ponto de extensão?

O ponto de extensão não é comercializado pelas empresas de telefonia, mas pode ser instalado pelos usuários por conta própria. Nesse caso, os valores cobrados pelos profissionais que fazem o serviço dependerão do que for acordado entre as partes. Também não pode haver cobranças adicionais por parte da operadora. 

Assim, as regras variam de acordo como tipo de ponto e como será feita a aquisição. Por isso, avalie o valor da instalação ofertado pela empresa e os custos relacionados ao aparelho. Além disso, veja a possibilidade de comprar ou de alugar de terceiros para conseguir um valor acessível pelo serviço. Isso porque, muitas vezes, as empresas cobram um aluguel alto pelos equipamentos, tentando substituir o que receberiam em mensalidade.

Pronto! Agora que você já sabe como funciona a instalação de ponto adicional de TV a cabo, fique de olho nas regras propostas da operadora. Caso receba cobranças indevidas, procure auxílio profissional a fim de contestá-las e receber o reembolso de valores pagos indevidamente. 

A operadora de TV a cabo não resolveu seu problema? Clique e resolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×