Os cartões pré-pagos são uma modalidade de pagamento que ganhou bastante espaço no mercado. O funcionamento é simples: você faz uma recarga com determinado valor, que servirá como limite de gastos.
Ou seja, em vez de ter um contrato com um banco, que fornece limite de crédito conforme a avaliação feita pela instituição e solicita pagamento após o fechamento da fatura, a quitação é realizada antes. A maior vantagem é que não há riscos de se endividar com faturas muito elevadas, pois o valor já estará pago.
Porém, é preciso ter alguns cuidados para utilizar cartões pré-pagos. Neste conteúdo, você vai conhecer os principais. Acompanhe!
Avalie as tarifas cobradas
A solicitação desse tipo de cartão é bem simples, mas o consumidor precisa ter atenção às taxas cobradas pela instituição responsável. É bastante comum que existam tarifas nos seguintes casos:
- adesão e emissão;
- manutenção;
- saque;
- cartão adicional.
Além disso, verifique como é feita a recarga: boleto bancário, transferência (TED ou DOC) etc. Assim, fica mais fácil se planejar e verificar se a alternativa proporciona a praticidade que você procura.
Verifique a aceitação da bandeira
Antes de contratar o cartão, observe como é a aceitação da bandeira conforme os seus objetivos. Por exemplo, é bastante comum que esses cartões tenham a função de uso no exterior, mas, nos outros países, a aceitação seja limitada.
Sempre avalie essas questões para não ter problemas ao utilizar o cartão, deparando-se com dificuldades para que ele seja aceito pelos estabelecimentos. Além disso, sempre antes de iniciar as compras, verifique se o local aceita os seus cartões pré-pagos.
Tenha atenção às compras online
Se o cartão pré-pago for liberado para as compras online, redobre a atenção antes de fazer qualquer transação. Pesquise se o site é confiável, ou a reputação do vendedor, em caso de marketplaces como o Mercado Livre. Comentários de clientes e avaliações são ótimos indicativos, e o Google também pode retornar algumas informações sobre a confiabilidade do fornecedor.
Acompanhe os extratos
Controle os gastos no cartão e acompanhe os extratos diariamente para manter um bom controle financeiro e, se for o caso, identificar transações que não foram realizadas por você. Essa prática é essencial para evitar fraudes e tomar medidas cabíveis contra os golpistas com o máximo de antecedência.
Se notar que existem transações não autorizadas, entre em contato com a central de atendimento para informar sobre a ocorrência e solicitar o bloqueio do cartão. Diante disso, eles conseguem apresentar soluções ou, se isso não acontecer, você pode adotar medidas judiciais para resolver o problema.
Não passe os dados para terceiros
Por fim, nunca passe os dados do cartão para terceiros e não deixe a senha anotada em locais que possam ser vistos por outras pessoas. Lembre-se de que, em caso de perda do cartão, o acesso a senha possibilitará que outros façam transações sem a sua autorização. Além disso, antes de inserir os dados em qualquer site, verifique a sua confiabilidade.
Os cartões pré-pagos oferecem diversos benefícios ao consumidor, mas adotar os cuidados que citamos é essencial para não ter problemas e para evitar imprevistos. Diante de qualquer problema, consulte um profissional e entenda como é possível solucioná-lo da melhor forma.
Recebeu alguma cobrança indevida no seu cartão? Clique e resolva.