O PIX é uma novidade em relação aos pagamentos: ele promete facilitar o dia a dia dos usuários, como uma alternativa mais rápida para diversas operações bancárias. Contudo, infelizmente, esse serviço já foi alvo da ação de bandidos, que encontraram maneiras de se aproveitar das notícias para aplicar golpes.
Para ajudar você a se prevenir, preparamos este conteúdo explicando o que é o PIX, como funcionam as fraudes e o que fazer para não ser vítima de fraude. Confira!
O que é o PIX?
O PIX é um meio de pagamento criado pelo Banco Central. Ele promete realizar transferências e pagamentos de maneira instantânea. Além de tudo, será gratuito para pessoas físicas e com custos reduzidos para os demais casos.
A chave PIX, que será usada para as transações, deve ser vinculada a uma conta-corrente, poupança ou de pagamento. Diante disso, as instituições financeiras disponibilizam a página de cadastro para que os clientes consigam cadastrar chaves e utilizar o meio de pagamento.
Outro diferencial desse meio de pagamento é a disponibilidade: o usuário pode utilizá-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo os feriados. Assim, não será mais preciso lidar com as limitações impostas pelas instituições financeiras.
Como funciona o golpe do PIX?
Nesse caso, os golpistas utilizam sites falsos e enviam e-mails, SMS e outros comunicados para o consumidor falando sobre o cadastro do PIX, com links falsos redirecionando para essas páginas. O problema é que elas replicam as características dos sites oficiais, o que pode fazer com que o usuário aceite instalar malwares ou preencher seus dados completos.
Com isso, os criminosos conseguem acesso às informações bancárias dos usuários e as utilizam para cometer fraudes, causando diversos prejuízos ao consumidor. Além disso, as empresas também podem ser vítimas do golpe, o que pode gerar dificuldades no futuro para que os clientes comprovem a realização de pagamentos desviados pelos fraudadores.
Como se prevenir dessa prática?
Depois de conhecer o golpe, é importante conhecer as melhores práticas para não ser mais uma vítima. Existe uma lista de cuidados que você pode adotar, veja só:
- sempre verifique o remetente do contato (e-mail ou número de telefone);
- não compartilhe os códigos de verificação recebidos, use-os apenas nos aplicativos;
- desconfie de promoções a respeito do cadastro, especialmente aquelas generosas demais;
- não instale aplicativos ou programas solicitados após clicar em qualquer link;
- dê preferência para as ações realizadas diretamente pelo aplicativo ou internet banking.
Acessando o site ou aplicativo da instituição financeira você conseguirá criar o PIX normalmente, então não é preciso clicar em qualquer tipo de link para cadastrar a sua chave. Então, sempre observe com atenção todos os detalhes relacionados ao cadastro do PIX para ter certeza de que o site é confiável e, diante de dúvidas, tente se informar diretamente com a instituição.
Como vimos, o PIX traz novidades interessantes para os consumidores e empresas, oferecendo transações seguras e em tempo real, sem custos ou com valores reduzidos. Porém, é fundamental ter atenção ao cadastrar a chave para não ser vítima de golpe.
Foi vítima de golpe em alguma compra pela internet? Clique resolva.