Entregas por aplicativo: o app não trouxe meu produto. E agora?

Pedir entregas por aplicativo é uma ótima forma de receber comida em casa. Os estabelecimentos disponíveis, os cardápios e os valores são mostrados no app, facilitando todo o processo de compra. Porém, uma das grandes preocupações é não receber o produto solicitado. Você sabe como agir nessas situações?

Além de ficar sem a comida, essa situação pode causar transtornos quando o pedido já foi quitado pelo próprio aplicativo. Por isso mesmo, preparamos um guia com as principais informações sobre os seus direitos e como agir nessas situações.

O que fazer diante de entregas por aplicativo atrasadas?

Após fazer o pedido, os aplicativos de entrega costumam informar um intervalo de tempo dentro do qual o item chegará ao local solicitado. Assim, o cliente concorda com o prazo estipulado ao fechar o pedido. Contudo, em caso de atraso, é importante entrar em contato com o estabelecimento para entender se houve algum imprevisto.

Muitas vezes, é possível negociar o que fazer nesse momento ou cancelar a entrega. Em geral, quando não é possível conversar com o estabelecimento, os próprios aplicativos oferecem o cancelamento. Além disso, se a comida chegar fria ou com outros problemas devido ao atraso, o consumidor pode solicitar a troca ou a devolução de valores. 

Como agir se o produto não for entregue?

Se o produto realmente não for entregue, é preciso verificar como ficou acordado o pagamento. Se foi pago pelo próprio aplicativo, é importante verificar se ele consta como cancelado e solicitar o reembolso. Caso isso não aconteça, entre em contato com o estabelecimento ou com o app.

Entretanto, se o pagamento seria realizado no momento da entrega para o entregador, não há direito ao reembolso. Aqui, o consumidor só terá direito à indenização se ficar comprovado que a ausência da entrega causou outros danos, então isso só acontece em casos bem específicos. Nessas situações, você deve consultar um profissional para verificar o que pode ser feito. 

O que fazer se a empresa não efetuar o reembolso?

Caso você não receba o reembolso após não ter o produto entregue e o contato com o restaurante ou o aplicativo não forem suficientes para resolver a questão, existem algumas medidas que podem ser adotadas. A primeira é entrar em contato com a administradora do cartão de crédito, se esse foi o método de pagamento, e solicitar o estorno do valor.

Em alguns casos, comprovando que não houve a entrega e que o contato com os estabelecimentos não solucionou o problema, a administradora faz o procedimento por conta própria. Nos demais caso, é preciso adotar outras medidas para cobrar os valores devidos. Para isso, conte com suporte profissional para ver determinar a melhor forma de lidar com o problema. 

Muitas vezes, a negociação extrajudicial com os representantes das empresas é suficiente para solucionar a questão, mas existem situações em que é preciso ingressar com ações judiciais. Nesses casos, você receberá todo o suporte necessário para solucionar o problema.

Depois de entender o que fazer diante de problemas com as entregas por aplicativo, não se esqueça de manter os registros do pedido e das conversas com o estabelecimento para utilizar como prova, caso seja necessário.

Este post esclareceu as suas dúvidas? Teve algum problema na sua entrega? Clique e resolva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×