E se a pandemia me deixar sem gás? Veja como agir!

Com a necessidade de isolamento social, as pessoas estão mudando diversos hábitos. Um deles é a redução das refeições fora de casa, que passam a ser feitas pelos moradores e exigem atenção ao abastecimento de gás.

Nesse cenário, uma preocupação comum entre os consumidores é saber quais são os direitos durante a pandemia, principalmente em relação aos preços e à disponibilidade do gás de cozinha.

Para esclarecer o assunto, preparamos um conteúdo completo. Continue a leitura e saiba mais!

Economize no consumo de gás

Se você se preocupa em não ficar sem gás durante a pandemia, vale a pena adotar algumas medidas para economizar. Para isso, existem algumas dicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia, veja só:

  • tampe as panelas, pois isso preserva o calor e facilita o cozimento;
  • quando possível, use a panela de pressão, pois ela reduz o tempo de cozimento;
  • se usar o forno a gás, inclua mais de um prato ao mesmo tempo e mantenha a porta fechada durante o preparo para não perder o calor. 

Além disso, existem casos em que é possível substituir o gás pelo uso de equipamentos elétricos, como o forno e o microondas. Panelas e chaleiras elétricas também pode ajudar nessa tarefa. Nesses casos, é preciso ter atenção ao consumo de energia para não sofrer com imprevistos na conta de luz. 

Tenha atenção aos preços

Diante da falta de gás, é preciso encontrar um fornecedor para trocar o botijão. Apesar da preocupação com a falta do produto, a Petrobrás está trabalhando para evitar a escassez, no entanto, essa possibilidade fez muitas pessoas comprarem o item mesmo sem necessidade, a fim de manter o estoque. 

O problema é que isso reduz a disponibilidade e, no fim, a compra excessiva pela preocupação de falta colabora com a consolidação desse quadro no mercado. Como consequência, alguns fornecedores se aproveitam da situação para aumentar os preços. 

Porém, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o consumidor não pode elevar os preços de produtos sem justa causa. Por causa disso, quando os fornecedores aumentam os valores dos produtos sem uma justificativa, principalmente diante da pandemia, essa prática é considerada abusiva diante da vulnerabilidade do consumidor. 

Saiba como agir diante de irregularidades

Em caso de aumento excessivo dos valores, denuncie aos órgãos fiscalizadores, como o Procon. Para isso, tire fotos que comprovem os preços ou peça auxílio de testemunhas para que elas também apresentem reclamação. 

Caso efetue a compra, guarde a nota fiscal e os comprovantes de pagamento. Desse modo, além de comprovar a irregularidade, você também pode tomar as medidas para receber o reembolso. Aqui, normalmente é necessário ingressar com uma ação judicial, então procure um profissional para avaliar o caso e ver quais são os seus direitos.

Depois de conhecer os seus direitos sobre abastecimento de gás durante a pandemia, como economizar no uso e como agir diante de irregularidades, faça valer o que diz a lei e, se necessário, apresente reclamações. Isso é fundamental para defender os direitos de todos os consumidores.

Quem saber tudo sobre o direito do consumidor! Acompanhe os conteúdos da Resolva Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×