Cuidado com o golpe do boleto falso!

O golpe do boleto falso é um dos mais comuns no Brasil e, somente em 2019, foram mais de 4.000 denúncias dessa prática. Isso traz diversos prejuízos, além de causar endividamento.

Para se precaver do golpe, é preciso entender como ele funciona, saber como detectar um boleto falso e tomar diversas precauções para não ter o problema. Mesmo assim, se você cair no golpe, é possível buscar soluções.

Por isso, nós explicaremos tudo neste texto. Fique atento e aprenda os cuidados necessários!

O que é o golpe do boleto falso?

Esse golpe tem várias formas de ser aplicado. Ele é a falsificação da cobrança por boleto, de modo que o pagamento vá para a conta do golpista, e não para quem você realmente quer pagar.

Para isso podem ser usadas várias técnicas, desde manipulação de código de barras até a falsificação de sites e de e-mails para que o consumidor imprima um boleto que, na verdade, fará o pagamento ao golpista.

Uma prática muito comum é o envio de mensagens oferecendo descontos na fatura de cartões, TV por assinatura e planos de telefonia ou internet, caso o pagamento seja feito pelo boleto anexado. 

Na verdade, o desconto não existe, e quem enviou o boleto utiliza da boa-fé do consumidor para receber o pagamento, sem nenhuma ligação com a instituição.

Quais cuidados devo tomar?

O primeiro cuidado a tomar para não cair no golpe do boleto falso é não abrir sites, e-mails ou mensagens suspeitas, principalmente aquelas que vêm com o boleto anexado a um link. 

Sempre verifique o endereço do remetente e veja se esse é um canal oficial da instituição. No geral, lojas e operadoras não enviam boletos sem um contato anterior por telefone ou mesmo pessoalmente.

Também verifique todos os dados do boleto. Os últimos números do código de barras costumam ser referentes ao valor do pagamento: então, um boleto no valor de R$ 274,50 muito provavelmente terminará em 27450; se forem diferentes, desconfie. Existem alguns documentos que possuem outros padrões, como as cobranças de água ou energia.

Já os primeiros dígitos são o código do banco. Um boleto do Banco do Brasil, por exemplo, sempre começará com 001; o da Caixa será 104; o do Bradesco, 237, e assim por diante. Para verificar quais são os códigos dos bancos, acesse o site da Federação Brasileira de Bancos.

Sempre prefira utilizar um leitor de código de barras em vez de digitar os números do boleto. Essa área é mais difícil de ser falsificada, então os golpistas costumam modificar os dígitos.

Por fim, sempre analise bem a origem e a reputação do vendedor. Se você está comprando em uma loja online, faça pesquisa com relação à satisfação dos clientes e verifique se há alguma reclamação de golpes. Muitas vezes, os boletos não são adulterados, mas o vendedor é que está de má-fé ao vender um produto inexistente. 

O que fazer caso eu caia no golpe?

Se você caiu no golpe do boleto falso e fez um pagamento, é preciso guardar todos os comprovantes e o próprio documento para conseguir um reembolso ou abatimento de valores.

Existem duas possibilidades para o ressarcimento: se o boleto foi enviado diretamente para o consumidor, sem que nenhuma loja esteja envolvida, o banco emissor é que deve fazer o reembolso.

Porém, se a loja tem algum envolvimento, como uma falha de segurança no seu site de vendas online, é dela que o consumidor deve pedir o ressarcimento e a indenização por danos materiais e morais.

Isso acontece porque os fornecedores têm a responsabilidade de garantir a segurança em transações financeiras. Então, o banco não pode permitir que um golpista emita um boleto, e a loja tem que prezar pela segurança em seus sites.

Assim, se você passou por essa situação, busque ajuda de um profissional especializado, que poderá fazer notificações extrajudiciais aos responsáveis ou propor uma ação judicial caso seja necessário.

Quer saber mais sobre os direitos do consumidor? Clique e resolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×