Conheça o “Golpe dos 10 minutos” em app de comida

Pedir comida por aplicativo traz bastante praticidade, mas é preciso ter atenção para não ser vítima de fraudes. Você conhece o golpe dos 10 minutos? Ele já fez diversas vítimas entre os consumidores, então é preciso ter atenção para evitar essa e outras práticas prejudiciais.

Neste conteúdo, você vai entender de que se trata esse golpe, como evitá-lo e de que forma agir diante de problemas. Acompanhe! 

Afinal, o que é o golpe dos 10 minutos?

Esse é um golpe que se tornou comum no Uber Eats, devido às regras impostas sobre a entrega. O aplicativo traz um procedimento específico para quando surgem problemas ao entregar o pedido por não conseguir encontrar o cliente no local indicado no momento da compra.

Quando isso acontece, o entregador deve entrar em contato com o consumidor por telefone, por meio do número indicado no app. Aqui tem início uma contagem regressiva de 10 minutos e, ao final, se não for possível solucionar o problema com o cliente, o pedido é cancelado sem reembolso.

A questão é que os golpistas conseguem acionar o timer sem realmente entrar em contato com o cliente. Assim, eles ficam com o pedido, que não precisa ser devolvido, e com o dinheiro do restaurante, enquanto o consumidor perde o valor pago.

O que fazer se for vítima desse golpe?

Se você foi vítima do golpe dos 10 minutos, o ideal é entrar em contato com o suporte do aplicativo para receber o reembolso. Contudo, como o procedimento foi, supostamente, seguido pelo entregador, o suporte do Uber Eats recusa o reembolso e informa que as políticas do aplicativo foram observadas.

Isso deixa o consumidor sem alternativas, exigindo outras medidas para ter os seus direitos garantidos. Primeiro, lembre-se de fazer a avaliação do entregador, informando a ocorrência, pois isso ajuda o app a identificar golpistas, podendo desligá-los.

No entanto, em relação ao reembolso, caso o aplicativo não solucione o problema, é preciso adotar outras medidas. É possível apresentar reclamações aos órgãos responsáveis, como o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), ou ingressar com ações judiciais. Consulte um advogado a fim de identificar a melhor solução para o seu caso — é possível encontrar suporte online e ter mais praticidade.

Como evitar cair em golpes no app de comida?

O Uber Eats implementou um sistema que exige a inserção de um código PIN para que o entregador consiga finalizar o pedido e receber pela entrega. Como ele só terá acesso ao código ao chegar no local de entrega, a prática ajudaria a combater a ocorrência. 

Outra forma de fazer isso é optar pelo pagamento em espécie, já que nem sempre os aplicativos aceitam a quitação por cartão com máquina móvel. Assim, não há riscos de sofrer prejuízos financeiros diante de problemas como entrega e tentativas de golpe.

Agora que você já conhece o golpe dos 10 minutos, fique de olho nos aplicativos. Também vale a pena acompanhar notícias para entender quais são as fraudes praticadas, ajudando a identificar possíveis ocorrências e evitar prejuízos. 

Foi vítima de golpe ao comprar comida por aplicativo? Clique e resolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×