remarcação de pacotes de viagem

Remarcação de pacotes turísticos: como evitar problemas?

Adquirir pacotes turísticos é uma prática comum para facilitar o planejamento da viagem e aproveitar melhor o passeio, principalmente quando você não conhece o destino. No entanto, existem situações que podem exigir a remarcação da viagem — a pandemia de COVID-19, por exemplo, resultou no adiamento de diversos contratos.

Você sabe como fazer a remarcação e evitar problemas? Essa é uma dúvida comum entre os consumidores, então preparamos este conteúdo com as principais dicas para ajudar. Confira!

Confira as regras do contrato

Antes de assinar o contrato para adquirir o pacote turístico, leia o documento com atenção para verificar os serviços inclusos e regras aplicáveis em situações específicas, como o cancelamento e remarcação. Fazendo isso, fica mais fácil avaliar se compensa contratar a agência escolhida e negociar os termos se for o caso.

Ao identificar a necessidade de fazer a remarcação do pacote turístico, converse com o fornecedor para verificar o que pode ser feito. É preciso observar o contrato, mas existem casos em que é possível negociar condições mais favoráveis para reduzir os prejuízos. 

Guarde todos os documentos

Todos os documentos referentes à contratação devem ser guardados em um local seguro, já que eles trazem as condições do pacote de viagem e os termos que foram acordados. Eles servirão para consultar os seus direitos e deveres.

Ao marcar a nova data para utilizar o pacote turístico, toda a negociação deve ser registrada e os novos documentos precisam ser armazenados, pois servirão como prova caso surjam problemas no futuro. 

Considere as eventuais multas

Se o contrato previr a aplicação de multas em caso de cancelamento ou remarcação será necessário arcar com o valor. Por isso mesmo, analise o contrato para ver se existe essa previsão e se planeje para arcar com os custos.

No entanto, antes de pagar o valor, vale a pena tentar negociar com a empresa. Dependendo da motivação para a remarcação ou do prazo de antecedência com que isso foi feito, é possível conseguir condições melhores ou, até mesmo, a dispensa da cobrança de multa. 

Aqui, uma dica de prevenção é procurar tarifas que permitam a remarcação sem custos ou com menores taxas. Há um custo maior, mas você também terá mais tranquilidade para se planejar para a viagem e, se for necessário, adiar o passeio. 

Conheça as regras aplicáveis diante do COVID-19

Com a pandemia de COVID-19 as regras para remarcação de pacotes foram flexibilizadas, principalmente para permitir a aplicação das medidas de proteção necessárias. Nesse caso, o pacote de turismo deve ser remarcado sem custos adicionais.

Caso a empresa se recuse a cumprir as regras previstas no contrato e na legislação, é possível ingressar com medidas judiciais para obrigá-la a fazer a remarcação sem custos ou reembolsar o valor pago pelo consumidor. 

Se você passar por dificuldades para conseguir a remarcação de pacotes de turismo, ou seja prejudicado pela empresa, busque suporte de um advogado para entender quais são os seus direitos e quais são as possíveis soluções. O profissional pode tentar uma negociação direta com o fornecedor e, caso não tenha sucesso, ingressará com a ação judicial cabível. 

Foi lesado na compra de pacote turístico? Clique e resolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×