Parcelamento de produto importado: o valor das prestações pode mudar?

A compra de produtos importados, com pagamento em moeda estrangeira, traz algumas dúvidas entre os consumidores. Em muitos casos, essa é a única opção para conseguir acesso a determinados itens ou melhores condições no negócio.

O parcelamento no cartão de crédito envolve taxas e, com a conversão da moeda, surge a dúvida sobre como ficam as parcelas. Se você tem dúvidas sobre o assunto, confira este post!

Como funciona o pagamento em moeda estrangeira?

As modalidades de pagamento disponíveis em compras internacionais dependerá das regras de cada site. Normalmente, eles contam com opções semelhantes às dos sites nacionais, como:

  • cartão de crédito;
  • cartão de débito;
  • boleto bancário;
  • aplicativos de pagamento, como PayPal. 

No entanto, ao comprar o produto no exterior, o preço acompanhará a moeda estrangeira, sendo necessário fazer a conversão. Para facilitar o pagamento, é comum que as empresas permitam o parcelamento no cartão de crédito.

Quais são as taxas no parcelamento de compras internacionais?

Ao fazer compras internacionais, o consumidor precisa ter atenção às taxas aplicadas. O primeiro ponto é a conversão da moeda: mesmo que você pague em Real, o valor será baseado na moeda local da loja e pode ter algumas variações decorrentes de diversos fatores.

Variação cambial

O primeiro fator de atenção é a variação cambial: até fevereiro de 2020, as instituições bancárias podiam escolher quando fechar a cotação da moeda. Isso podia acontecer na data da compra, no processamento da transação ou no dia de fechamento da fatura. 

Contudo, a partir de março o Banco Central determinou que é obrigatória a aplicação da cotação da moeda no dia da compra. A medida busca dar mais segurança para o consumidor, que terá conhecimento sobre o valor que será pago no momento da compra, sem riscos de ser surpreendido ao receber a fatura. 

Tarifas adicionais

O consumidor precisa ter atenção a mais duas cobranças que podem ser feitas: a taxa de conversão da moeda (Spread), que varia entre cada instituição, e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é equivalente a 6,38% e é dispensado  por algumas instituições bancárias.

Por isso mesmo, é fundamental avaliar as condições aplicáveis ao seu cartão de crédito para planejar a compra de produtos internacionais sem erros. 

O valor das parcelas pode ser alterado?

O câmbio é aplicado considerando a cotação do dia anterior até as 10 horas do dia da compra, mas o valor real será enviado ao consumidor até o dia posterior ao da aquisição. A partir desse lançamento, as parcelas não serão mais alteradas nas variações de moeda. 

Porém, caso tenha algum problema com as práticas aplicadas pela instituição financeira ao cobrar as parcelas do cartão, faça uma reclamação com o SAC da operadora. Se o problema não for resolvido, também é possível procurar a ouvidoria ou registrar uma reclamação no Banco Central. As ações judiciais também podem ser utilizadas para exigir o cumprimento da legislação. 

Conhecendo essas regras sobre o parcelamento de compras internacionais você terá mais segurança para avaliar as condições da oferta, fazer um bom planejamento financeiro e confirmar o pedido.

Foi prejudicado numa compra de importado? Clique e resolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×