O consumo consciente é aquele feito pensando tanto na sustentabilidade quanto na minimização de riscos de contrair dívidas ou cair em golpes.
Afinal, de um lado, o uso de produtos danosos à natureza, ou produzidos por fornecedores que não adotam boas práticas em relação ao meio ambiente, tornou-se prejudicial para a toda a sociedade. De outro, a falta de consciência no consumo também aumenta os custos mensais e os riscos de endividamento.
Por isso mesmo, é importante buscar formas de melhorar as suas práticas de consumo. Neste conteúdo, separamos 5 dicas sobre o assunto, acompanhe!
1. Pesquise os fornecedores
Para começar, pesquise os fornecedores. A ideia é procurar empresas que tenham boas práticas relacionadas ao meio ambiente, com licenças regulares, práticas sustentáveis e responsabilidade social. Ao comprar produtos desse tipo de empresa, você ajuda no crescimento do negócio e estimula a consciência ambiental no mercado.
Além disso, a pesquisa de fornecedores também permite que você compare produtos, preços e condições de pagamento para garantir o melhor custo-benefício. Dessa maneira, é possível economizar nas compras.
2. Compre somente o necessário
O consumo consciente tem relação com evitar desperdícios e, quando o objetivo também é reduzir despesas, ele tem a ver com não fazer compras desnecessárias ou excessivas. A dica para isso é sempre fazer listas para ver o que deve ser adquirido e refletir se ele será realmente útil.
Quando saímos para fazer compras sem listas e sem ter pensado sobre quais itens precisam ser obtidos, o risco de ser impulsivo e de adquirir produtos desnecessários é bem maior.
3. Tenha atenção ao uso de água e de energia
O consumo de água e de energia elétrica afetam diretamente o meio ambiente, além de refletirem no valor mensal gasto. Portanto, adote boas práticas para evitar desperdícios e reduzir despesas. Algumas delas são:
- utilizar eletrodomésticos econômicos;
- deixar luzes apagadas quando não estiver no cômodo;
- reutilizar a água da máquina de lavar;
- não deixar a torneira aberta continuamente.
4. Considere reaproveitar itens
Antes de jogar itens no lixo e fazer novas compras, que tal avaliar se eles podem ser reaproveitados? Muitas vezes, é possível fazer pequenas reformas em mobílias ou reutilizar produtos que iriam para o lixo. Isso ajuda a economizar, já que os reparos e as reformas costumam ser mais baratos do que a compra de um produto novo.
Quando isso não for possível, tenha atenção às boas práticas sobre como dispensar o lixo e adote a coleta seletiva, que ajuda na reciclagem de materiais e colabora com a natureza.
5. Evite o cartão de crédito e parcelas
A possibilidade de pagar apenas no mês seguinte e, até mesmo, em diversas parcelas, tem diversos benefícios, mas também exige atenção. É bastante comum que o uso recorrente leve ao descontrole das contas, com o acúmulo de prestações que aumentam o valor das faturas e levam ao endividamento.
Aqui, a inadimplência tem consequências graves, já que as taxas de juros cobradas são elevadas e podem levar à negativação do consumidor. Portanto, avalie as compras e os impactos dos parcelamentos antes de utilizar o cartão de crédito.
Aplicar essas dicas de consumo consciente no seu dia a dia ajudará a colaborar com o meio ambiente e a reduzir despesas mensais, trazendo benefícios para todos.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre os seus direitos como consumidor? Clique e resolva.