Você sabe o que é phishing? Entenda agora!

Existem diferentes tipos de fraudes cometidas pela internet, como o phishing. Você sabe o que é essa prática? Infelizmente, os golpistas utilizam diferentes ferramentas para tentar obter vantagens indevidas dos consumidores. 

Então, o primeiro passo para não ser vítima dessas ocorrências é entender como a fraude é praticada e aprender maneiras de se proteger. Por isso mesmo, preparamos este conteúdo para esclarecer o assunto. Confira!

O que é phishing?

O phishing é a fraude que tem como objetivo obter informações confidenciais ao se passar por uma empresa confiável por e-mail ou por outros meios de comunicação eletrônica. O nome é derivado de “fishing”, um termo em inglês que significa pescar.

Isso acontece porque o fraudador lança uma isca, como o e-mail fraudulento ou a criação de um site falso, e espera que algum consumidor acredite que se trata de um meio confiável e caia no golpe — quando ele é “fisgado”.

Quer um exemplo dessa prática? É bastante comum ver e-mails enviados se passando por bancos, empresas de telefonia ou até serviços de streaming, mesmo que você nem seja cliente, solicitando atualização cadastral e indicando um link de acesso.

Ao acessá-lo e inserir os dados, eles serão visualizados pelos fraudadores, que farão uso das informações para aplicar golpes, trazendo diversos prejuízos. Portanto, é importante saber como se prevenir para não cair na fraude. 

Como se proteger dessa prática?

Existem algumas práticas importantes para evitar ser vítima de phishing, então montamos uma lista com as principais dicas. Veja só:

  • sempre desconfie de e-mails e de outras comunicações de atualização cadastral;
  • não realize os procedimentos em sites acessados por links enviados por e-mail. Prefira acessar o site pela forma comum e então verificar o seu perfil;
  • pesquise na internet sobre a empresa e ocorrências de fraudes;
  • verifique se os sites têm certificados de segurança, confira o CNPJ e veja se os contatos funcionam.

Além disso, sempre desconfie de verificações de conta que solicitem dados de cartão de crédito e senha. Caso tenha dúvidas sobre uma comunicação, entre em contato com a empresa. Normalmente, isso permitirá que você identifique a fraude. Em complemento, conte com um antivírus no computador e tenha o controle de SPAM no e-mail, já que ele detecta grande parte das tentativas de phishing.

Quais são os direitos caso eu seja vítima de fraude?

O tema é bastante controverso judicialmente. De modo geral, a Justiça entende que houve falta de cautela do consumidor ao cair nesse tipo de golpe, já que a aplicação de medidas de prevenção poderia evitar a prática.

Para ter direito à reparação de danos e indenização, é preciso comprovar a adoção de todos os cuidados e a responsabilidade da empresa, como a falta de medidas de proteção para evitar fraudes.

Em todos os casos, é importante registrar o Boletim de Ocorrência, já que isso permite que a polícia investigue a situação, o que pode levar à prisão dos envolvidos. Além disso, entre em contato com a empresa para ver se é possível fazer algo e conte com um advogado para avaliar os seus direitos.

Agora que você já sabe o que é phishing, aplique sempre as nossas dicas para se prevenir contra essas práticas. Contudo, caso seja vítima de fraude mesmo com todos os cuidados, procure auxílio profissional para saber como agir e se é possível processar o fornecedor.

Foi vítima de alguma fraude virtual em compra? Clique resolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×