Golpe da transferência de valores para hospitais: previna-se!

Os criminosos encontram cada vez mais formas de tentar aplicar golpes nos consumidores, aproveitando-se de fraquezas e, muitas vezes, da fragilidade emocional. É aqui que entra o golpe da transferência de valores para hospitais.

Você já conhece essa prática? Entender como ela acontece é essencial para não se tornar uma das vítimas. Neste conteúdo, você aprenderá como os criminosos atuam nessa fraude e de que forma se prevenir!

O que é o golpe da transferência de valores para hospitais?

O golpe é praticado com base em dados que os golpistas conseguem de forma ilícita nos hospitais. Eles descobrem informações sobre um paciente internado, assim como dados de contato de seus parentes ou de pessoas próximas que poderiam transferir valores para quitar algum procedimento.

Com base nisso, eles entram em contato dizendo que aconteceu algum problema com o paciente, exigindo intervenção médica e afirmando que isso tem um custo, e o plano de saúde não aprova o procedimento. Em seguida, pedem a transferência do valor para que seja possível realizar o tratamento.

No geral, isso é feito em horários que dificultem entrar em contato com o paciente ou com o hospital, como bem no início da manhã ou mais tarde à noite. Isso aumenta as chances de que as pessoas, no desespero, transfiram os valores. 

Como se prevenir contra a fraude?

Não dá para negar que os golpistas se preparam para o golpe, colhendo diversas informações sobre o paciente e o caso clínico, além de apresentarem uma boa argumentação sobre o suposto problema de saúde. Então, é preciso ter atenção redobrada para não ser vítima da fraude

Observe o DDD da ligação

Para começar, observe o DDD da ligação e confirme que é da mesma cidade em que você está. Muitas vezes, o contato é feito a partir de outra localidade. Esse é sempre o primeiro fator de desconfiança em relação ao golpe de transferência de valores para hospitais.

Pergunte todos os dados do contato

Anote o nome da pessoa que ligou, para que ela forneça a identificação. Isso ajuda a verificar a informação ao entrar em contato com o hospital. Depois, verifique se o telefone é realmente do hospital e entre em contato pelos telefones disponíveis para confirmar a informação. 

Além disso, mantenha a calma e não faça nada até ter certeza sobre a procedência da ligação. Entrar em contato com o plano de saúde, se for o caso, também ajudará a identificar se houve pedido de liberação de tratamento que fora negado. 

Fui vítima do golpe da transferência de valores! E agora?

A prática é considerada estelionato, então, o primeiro passo é sempre fazer um Boletim de Ocorrência para que a polícia investigue o crime. Porém, também é necessário consultar um advogado para ver quais são os direitos aplicados.

É preciso lembrar que, para a aplicação do golpe, os estelionatários precisaram acessar dados sigilosos do hospital, então existem casos em que é possível responsabilizar a instituição pelos prejuízos. Como tudo isso precisa ser analisado com atenção, o suporte profissional é fundamental.

Conhecendo o golpe da transferência de valores para hospitais, fica mais fácil se prevenir contra a fraude. Então, mantenha calma e preste atenção aos detalhes para não ser vítima dessa prática. 

Achou o post útil? Fique atento a outras dicas sobre os direitos do consumidor e confira os nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×