O que o consumidor precisa pensar antes de escolher a oficina para levar seu carro?

Existem diversas situações em que é necessário levar o carro para a oficina mecânica, desde as revisões preventivas até a realização de consertos após a constatação de problemas. Como consequência, o serviço prestado traz impactos na sua segurança e no orçamento.

Aqui, saber como escolher um lugar de confiança se torna fundamental para garantir a qualidade do serviço realizado e ter a certeza de que todos os itens cobrados foram realmente necessários.
Quer aprender como fazer isso? Então continue com a gente e saiba o que considerar nessa escolha!

Avalie a reputação da empresa

O primeiro item que deve ser considerado é a reputação da oficina. Sempre peça a indicação de pessoas conhecidas e faça consultas na internet para saber sobre a opinião de outros clientes, principalmente a respeito da qualidade do serviço e das peças utilizadas.
Atualmente, as redes sociais e os sites voltados para os consumidores permitem observar a avaliação de outras pessoas, as reclamações e o posicionamento da empresa diante de problemas.

Verifique a especialização da oficina

Existem diversos tipos de problemas que podem surgir nos veículos e nem todas as oficinas estão aptas a solucioná-los. Por isso mesmo, verifique a experiência nos serviços necessários antes de deixar o seu carro no local.
Vale lembrar que as oficinas podem buscar certificações para atestar a qualidade e a regularidade dos serviços prestados, indicando as áreas de especialidade. Elas costumam ser expostas nos espaços de atendimento ao cliente, mas você também pode perguntar ao responsável caso não encontre essas informações.

Peça um orçamento antecipado

Um erro comum no momento de escolher a oficina é esquecer de pedir um orçamento para o conserto. Depois que o trabalho estiver concluído, você terá dificuldades para contestar qualquer cobrança ou avaliar a real necessidade dos serviços realizados.
O ideal é sempre ir ao local e solicitar um orçamento completo antes de dar início ao serviço, para que todos os itens contratados fiquem claros antes de prosseguir com o conserto. Se a oficina precisar fazer qualquer alteração, eles entrarão em contato e justificar para que você aprove, evitando surpresas e discussões na devolução do carro.
Essa prática também permite que você faça um comparativo com outras empresas para ver se os custos estão adequados ao mercado e, até mesmo, se os serviços indicados como necessários são os mesmos. Assim, você pode questionar as diferenças para ter mais segurança antes da contratação.

Conheça as garantias ofertadas

Antes de fechar o serviço, converse sobre as garantias pelas peças e pelos serviços prestados. Mesmo que essa seja uma obrigação prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), algumas empresas se recusam a cumprir essa determinação, incluindo cláusulas abusivas nos contratos.
É certo que você pode entrar com medidas legais para exigir o cumprimento dessas normas. Porém, quando a própria empresa demonstra que segue a legislação, sem dúvidas você terá mais segurança em relação à qualidade do serviço. Sempre solicite a emissão da nota fiscal completa e um termo de garantia.
Seguindo essas dicas para escolher a oficina mecânica para levar o seu carro, ficará mais fácil encontrar um local realmente confiável para fazer a revisão e todos os reparos necessários no veículo. Caso você seja lesado pela empresa, junte toda a documentação e procure um profissional para ajudar a resolver o problema.
Foi lesado no conserto de seu carro? Clique aqui! A Resolva vai te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×