O jovem brasileiro tem consciência do seus direitos enquanto consumidor?

Existem consumidores de todas as idades, mas você já se perguntou se o jovem brasileiro tem consciência sobre quais são os seus direitos? É fundamental que todos entendam o que diz a legislação para que possam cobrar o cumprimento das normas pelos fornecedores e evitar irregularidades.
Neste conteúdo, você vai entender quais são os direitos mais conhecidos pelos jovens e como eles exercem essas garantias. Confira!

Quais direitos os jovens conhecem?

Isso varia de acordo com a sua rotina e tipos de produtos consumidos. Porém, com o uso frequente da tecnologia, existem dois pontos que costumam ser mais conhecidos, veja só!

Direitos nas compras online

Com o uso frequente da tecnologia, as compras pela internet são cada vez mais frequentes. Entre os jovens não é diferente e, nesse caso, a aquisição de produtos eletrônicos é grande: jogos, programas e serviços de streaming são bastante comuns. Aqui, os pontos de atenção são:
direito de arrependimento;
procedimentos para troca ou reembolso;
normas sobre a garantia.
Em geral, eles entendem que podem se arrepender da compra e o seu direito em relação ao reembolso completo. Mas quando o assunto é a garantia, surgem muitas dúvidas. Isso acontece, principalmente, devido ao número de empresas que não seguem as regras e, apesar de enviar termos de uso completos, eles não observam o CDC.
Como resultado, muitas vezes o consumidor jovem acaba arcando com custos que não são de sua responsabilidade, como a despesa de frete quando a empresa exige o envio do produto, ou aceitando aguardar prazos superiores aos legais para a análise da garantia e a solução do problema.

Direitos nas prestações de serviços

O uso da internet, telefone e outros serviços importantes para o dia a dia também costuma despertar o interesse da população mais jovem. Por isso mesmo, é comum que eles entendam quais são os seus direitos diante da falta de qualidade e saibam como apresentar reclamações.
Em caso de corte indevido do serviço, má-qualidade e outros problemas que impeçam o uso, é comum tomar a iniciativa de entrar em contato com a empresa para requerer as soluções e pedir o desconto nas faturas. Por outro lado, existem situações em que ainda surgem dúvidas sobre quando é possível receber reembolso ou solicitar que o trabalho seja refeito.
De qualquer modo, o conhecimento sobre os direitos do consumidor exige pesquisa e suporte profissional. Então, é importante sempre questionar o que diz a legislação e pesquisar quais são as obrigações da empresa a fim de se conscientizar sobre o assunto e saber quais medidas tomar diante de qualquer irregularidade.

O que os jovens fazem para defender seus direitos?

Ao ter dúvidas sobre quais são os seus direitos ou ao identificar violações, é comum que o primeiro passo seja a pesquisa na internet para buscar mais informações sobre o assunto. Ao confirmar as irregularidades, uma medida comum é a apresentação de reclamações nos sites e redes sociais da empresa, além de canais voltados aos consumidores.
Entretanto, quando essas ações não são suficientes, é comum que surjam dúvidas sobre como agir. O ideal é sempre procurar profissionais especializados para entender o que diz a lei e receber suporte para defender os seus direitos. Isso também pode ser feito pela internet, por meio de plataformas como a Resolva Rápido.
Curtiu o post? Quer ver mais conteúdos sobre direito do consumidor? Acompanhe a Resolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×